As 3 melhores dicas de como investir dinheiro

Todo dia nós recebemos um monte de dicas de investimento e de como investir dinheiro, mas tem cada coisa absurda na internet, que às vezes me pergunto se acompanhar essas dicas não faz mais mal do que bem.

O problema da maioria das dicas que encontramos atualmente é que na verdade são ofertas, e não dicas. Geralmente estão tentando nos vender algum produto de investimento. Mesmo que haja coisas boas, a maioria com certeza é ruim.

Recebemos dicas do banco, da corretora, de vendedores de cursos, etc. Mas às vezes essas dicas podem nos levar a perder dinheiro, ou pior, tempo.

A seguir vou te dar as 3 melhores dicas que um especialista pode te dar para investir dinheiro. Com certeza há outras que também são boas, mas essas são atemporais, servem em qualquer lugar a qualquer tempo. Guarde-as na mente, tenha-as sempre que pensar em investir dinheiro.

1ª dica para investir dinheiro: Seja, ou encontre, um especialista em investimentos!

No momento em que escrevo estou com uma dor na coxa esquerda, toda vez que jogo futebol (2x por semana), sinto muita dor, qual a melhor forma de eu resolver esse pequeno problema? Procurando um especialista! Nesse caso, um médico.

Atualmente, todo mundo precisa investir dinheiro, e um dos maiores problemas é que as pessoas não sabem nem por onde começar, ou sabem pouco e não se sentem confiantes em investir, ou não ficam sabendo das melhores oportunidades, porque não podem acompanhar, às vezes falta tempo.

Tudo isso pode ser resolvido se as pessoas procurarem um desses dois caminhos: se tornar um especialista ou encontrar um.

Como se tornar um especialista?

Existem diversos livros, e-books, cursos e treinamentos que ensinam tudo sobre como investir dinheiro. Atualmente, é muito fácil aprender como o mercado funciona e como encontrar as melhores oportunidades.

Obviamente, você precisará gastar algum tempo pesquisando e estudando; e depois, precisará reservar algum tempo semanal para monitorar o mercado, mas com certeza terá melhores condições de tomar decisões de investimentos.

Eu já escrevi alguns artigos úteis para quem quer fazer isso, eles estão reunidos aqui!

Mas você também pode procurar um especialista

É claro que você vai ter que saber um mínimo sobre investimentos para poder conversar com um especialista sobre investir dinheiro, mas você pode encontrar um especialista que lhe forneça as informações sobre o mercado financeiro.

assessor de investimentos

Você pode começar me acompanhando aqui no blog:

No final desse texto te dou mais uma forma de fazer isso.

2ª dica para investir dinheiro: Investir com prazo entre 1 e 3 anos.

Quando eu tento imaginar qual a situação da economia brasileira, penso que:

  • em 10 anos (mentira, eu nem tento): vai acontecer uma grave crise fiscal em algum momento;
  • em 5 anos: com as medidas atuais nós temos uma probabilidade menor de ter uma crise fiscal;
  • em 3 anos: eu consigo ter quase certeza que não haverá tal crise, pois acabaram de aprovar um teto para as despesas públicas;
  • em 1 ano: isso não acontecerá nos próximos 12 meses (teria que acontecer uma catástrofe).

Você entende o problema? Quanto maior o prazo, menor a visibilidade do que pode ou não acontecer com a economia e com o mercado financeiro, isso vale para qualquer coisa, isso é um problema ao se investir dinheiro.

Pode até acontecer essa crise fiscal em 3 anos, não dá pra saber! Mas:

Ler o livro “ Antifrágil ” do Nassim Taleb te deixa bem consciente disso!

Ao mesmo tempo, você não encontrará boas opções no mercado de renda fixa com prazos menores que 1 ano, e a cobrança de IR o estimulará a manter esses investimentos por pelo menos 1 ano.

Então quais os melhores investimentos de acordo com os prazos que o mercado financeiro oferece? Esses problemas fazem com que os melhores investimentos tenham como prazo um mínimo de 1 ano e um máximo de 3 anos.

Mas não confunda investir com planejar

Eu estou afirmando que você deve investir nesses prazos e não planejar nesses prazos. Seu planejamento pode e deve ter prazos maiores.

Vou exemplificar para ficar mais claro. Digamos que você queira investir para sua aposentadoria que acontecerá daqui a 40 anos, excelente, esse prazo é excelente para esse planejamento. Você então define que aplicará R$ 300,00 por mês.

Eu acho que você não deve investir em títulos públicos (por exemplo) com vencimento para 2060, ou 2050, nem mesmo com vencimento para daqui a 10 anos.

Invista em qualquer coisa que tenha baixo risco com um prazo máximo de 3 anos. A medida que o dinheiro vai crescendo você poderá investir em outros títulos com melhores rendimentos e melhores prazos.

Ou seja, você pode (e deve) se planejar para o longo prazo, mas deve investir no curto e médio prazo. O motivo para essa dica de investimento é simples, nós vivemos em um país endividado, a economia oscila muito, o cenário econômico pode mudar e isso geralmente acontece.

Outra coisa, antes de fazer qualquer investimento no mercado financeiro, leia:

Desvendando o mercado financeiro no Brasil

3ª dica para investir dinheiro: Seja o mais medroso possível, mas racionalmente!

Sabe aquele ditado popular que diz “a melhor defesa é o ataque”? Pois é, nem sempre né? Ao investir dinheiro inverta essa ideia, assim: “o melhor ataque é a defesa”.

O motivo pelo qual muitos investidores perdem dinheiro é que eles se colocam em condições de perder mais dinheiro do que podem ou querem, tanto por não conhecer, como por serem muito corajosos.

Uns perdem por investir dinheiro em algo que não conhecem, outros por achar que podem prever uma subida ou queda de preços. Tem aqueles que perdem dinheiro para a inflação e aqueles que perdem dinheiro para taxas e tarifas.

Independentemente do motivo pelo qual perdem dinheiro, eles podiam evitar isso se fossem medrosos o suficiente para só investir pensando em proteger dinheiro, e racionais o suficiente para procurar entender como as coisas funcionam.

proteger-dinheiro

Mais do que isso, se eles se mantivessem medrosos, fariam o que é a ideia mais poderosa que há em investimentos: pensar primeiro em preservar o dinheiro que eles já tem e depois em melhorar seus rendimentos.

Antes de investir, dê uma olhada nesses artigos:

Os 3 princípios fundamentais para saber como investir dinheiro

Os 3 erros mais comuns em investimentos

Mas não basta ser medroso, tem que ser racional

Um medroso irracional faz loucuras que o fazem perder dinheiro também como:

  • Enterrar o dinheiro no quintal;
  • Guardar debaixo do colchão;
  • Comprar título de capitalização;
  • Deixar tudo na poupança;
  • Ou colocar tudo em renda fixa;

Você deve se manter medroso na maior parte do tempo, mas tem que ser racional, protegendo da melhor maneira o seu dinheiro, mas sem deixar de aproveitar os movimentos de mercado que fornecem as chances de ganhar dinheiro.

Às vezes eu costumo das umas dicas sobre isso aqui no blog, aproveite e:

Tenha essas dicas em mente ao investir dinheiro

Se você tiver essas dicas em mente, dificilmente vai perder dinheiro, pelo contrário, vai investir dinheiro com qualidade e vencer no longo prazo.

Não me contendo vou te dar mais uma dica bônus:

“O bom investimento não chega até você, é você que vai até ele”.

Espero ter contribuído para que seus investimentos sejam cada vez melhores e desejo, de verdade, que você deixe um comentário abaixo e compartilhe com sua família e seus amigos, para eu saber que posso continuar publicando conteúdo de qualidade, como esse.

Se quiser entrar em contato comigo, envie um e-mail para projetotykhe@gmail.com

Um abraço e boa sorte!